Para isso, vamos acessar o menu CRM e clicar sobre a opção Fazer uma venda. Você será direcionado para uma página onde poderá escolher qual curso vai vender. Clique na opção Inscrição em um curso e você irá para uma nova tela, com o formulário de venda.

A venda é dividida em 3 partes: Escolher o curso, Dados Cadastrais e Confirmação.

Em Escolha o Curso, você vai digitar o nome da versão para qual vai realizar a venda. Lembre-se que o sistema trabalha com a função do auto-complete, por isso, ele vai te mostrar quais opções são válidas dentro do que você digitar no espaço para busca e, além disso, o sistema pesquisa pelas versões que estão abertas à venda. Para prosseguir, clique sobre Salvar e prosseguir.

Passamos então para os Dados Cadastrais. É aqui que você vai informar os dados do seu cliente e o sistema te apresenta opções para completar os dados.

Em Responsável pela compra, você pode preencher o nome de quem está efetuando a compra de fato. Caso o cliente já esteja cadastrado em seu sistema, basta começar a digitar o nome dele e selecioná-lo. Se esta pessoa ainda não estiver cadastrada, basta clicar no botão + em frente ao campo e efetuar o cadastro. Ao selecionar o responsável pela compra, o sistema preenche os campos de Faturado por, mas você poderá alterar essa informação, caso necessário.

Depois de salvar as informações, passamos para a terceira etapa, de Confirmação, onde vamos cadastrar a forma de pagamento. Você pode cadastrar o pagamento à vista, parcelado ou detalhado, sendo que este último serve para casos em que o cliente vai utilizar mais de uma forma de pagamento.

Além do pagamento, você deverá informar quem foi o vendedor responsável e pode adicionar algum cupom ou informações sobre como o cliente ficou sabendo do pacote.

Uma dica em relação ao valor pago pelo cliente é que o valor unitário informado não pode ser alterado, mas o valor total pode. Portanto, caso você queira conceder um desconto ao cliente, pode simplesmente alterar o valor total ou adicionar um cupom que esteja disponível. Depois de confirmar a compra através do botão Confirmar Venda, você verá uma tela e uma mensagem de confirmação. Nela, haverão algumas opções de direcionamento dentro do sistema para visualizar informações que se relacionem com a compra ou fazer uma nova venda.

Para ficar mais fácil de entender, você pode assistir esse vídeo com o passo a passo:

Agora, para acompanhar suas movimentações financeiras, vamos entender onde e como é feito!

Encontrou sua resposta?