Funil de Oportunidades é uma representação das etapas que um cliente, ou potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Em resumo, o Funil serve para você controlar etapas financeiras, ou para trazer clientes. É uma boa forma de controlar as métricas e manter históricos.

Primeiramente é preciso criar uma oportunidade para que ela apareça dentro do funil e você possa gerenciá-la. Para isso é preciso seguir os seguintes passos:

Menu > CRM > Contatos > clicar em algum contato criado > Interações > + Nova oportunidade > preencher os campos solicitados > Salvar

Aí então para acessar o Funil siga os passos:

Menu > CRM > Funil de Oportunidades > Editar ou Etapas

  • O sistema já vem com o Funil Principal criado, mas ele não tem nenhuma etapa e, por isso, o primeiro passo é configurá-lo

Um exemplo para um funil seria:

Além da tradicional forma de visualizar o Funil de Oportunidades, é possível também a visualização em forma de tabela, conforme exemplos:

Para esta alternância de visualização basta clicar no canto superior direito em “funil” ou “tabela”. Além disso você conseguirá também visualizar os dados em formato de planilha do Excel ou PDF, ao clicar em um dos itens que aparecem também no canto superior esquerdo, mas desta vez no menu “tabela”.

  • Na visualização funil, ao clicar em "outras ações', cada oportunidade apresenta as seguintes opções:

  1. Ao clicar no primeiro ícone você será direcionado para uma visualização geral daquela oportunidade, onde será possível visualizar tanto os dados do cadastro quanto os dados da oportunidade em si. Em “+ atividade” você cadastra a forma de contato que quiser interagir com o contato em questão, bem como uma breve descrição do assunto ao qual se obteve o contato, para ficar registrado em cada etapa do seu funil. Ainda nestes detalhes da atividade, é essencial preencher quem é o responsável dentro da sua empresa por evoluir as etapas daquela atividade, pois assim o responsável receberá em seu e-mail um lembrete sobre o que fazer em cada etapa, visto que preenche dados como data, horário e duração, o que fica marcado então em sua agenda.
  2. Ao clicar no segundo item a oportunidade será removida.
  3. Ao clicar no terceiro item (convertida - gerar venda) será encaminhado para a página de vendas do serviço de sua empresa.
  4. Ao clicar no quarto item, a oportunidade é convertida com sucesso e abre a janela dos detalhes.
  5. Ao clicar no quinto item (perder a oportunidade) preencha qual foi o motivo informado para tal perda (que deverá ter sido previamente criado em Menu > Administração > Configurações > Interação > +Nova opção, para que seja possível completar o auto preenchimento). 
  6. Por fim, ao clicar no sexto item te encaminhará para uma confirmação de invalidação.

Lembrando que você pode criar quantas etapas forem necessárias para o seu processo e quantos funis você precisar. 

Assim que a oportunidade for criada, ela já será aberta para que você veja os dados da pessoa de contato e algumas métricas. É também nesta tela que você poderá cadastrar atividades para essa oportunidade, como um contato telefônico. Para isso, basta clicar em '+ Atividade'.

Além de ver os dados do contato e cadastrar as informações sobre a atividade que será realizada, o NeritEduca ainda te mostra a sua agenda, para que você tenha certeza de que o horário selecionado estará livre para realizar a tarefa.

No campo Tipo você seleciona a forma que deseja fazer interação com seu contato. O sistema oferece algumas opções já cadastradas, mas você pode criar mais.

Depois de salvar a atividade, você pode voltar para o funil e ver a oportunidade. Além de visualizar em qual etapa ela se encontra (e poder arrastar caso a oportunidade evolua dentro do funil).

Antes de perder uma oportunidade, é importante acessar o menu Administração e clicar em Configurações para que você cadastre os Motivos de Perda de Oportunidade dentro da aba Interação. Esse será um dos seus relatórios de análise posteriormente para entender melhor como andam suas vendas. Basta clicar no botão +Novo Tipo de Interação para cadastrar o motivo e se poderão haver comentários quando a oportunidade for perdida.

Assim, quando você perder uma oportunidade dentro do funil, conseguirá especificar exatamente o porquê a venda não foi concluída.

É isso! Agora você já conhece a essência do seu sistema e conseguirá fazer muito pela sua empresa com a nossa ferramenta. Não deixe de acessar os outros artigos para conhecer outras funcionalidades e melhorar ainda mais o seu desempenho! E, se tiver qualquer dúvida, nos chame no chat. :)

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre a funcionalidade do calendário!

Encontrou sua resposta?